Banda Larga Móvel x Banda Larga Fixa no Brasil. Alguns dados estatísticos do 1º Semestre de 2014.

Artigo do Blog NK7 sobre Banda Larga Movel x Banda Larga Fixa no Brasil. Alguns dados estatisticos
Share to Facebook Share to Twitter Share to Google Plus

 

A banda larga móvel, pelas redes 3G e 4G, liderou a expansão dos acessos à Internet, chegando em junho a 137,7 milhões de conexões, com 62% de crescimento em relação a junho de 2013. Na banda larga móvel, 121,9 milhões são de conexões de celulares via smartphones, e 15,8 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à Internet, tablets e chips de conexão chamados máquina-máquina ou "M2M".
Na banda larga fixa, os acessos somaram 23,3 milhões em junho de 2014. Desse total, 2 milhões de conexões foram ativadas nos últimos 12 meses, com crescimento de 9,3% no período. A infraestrutura de banda larga fixa está presente em todos os municípios brasileiros, segundo a própria Telebrasil. É por meio dessas redes que as concessionárias dizem atender, com banda larga gratuita, a mais de 66 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio, pelo programa "Banda Larga nas Escolas"3.
Já a banda larga 4G, que permite velocidade de conexão à internet até dez vezes mais rápida que a 3G, conta com 3,3 milhões de acessos, segundo a Telebrasil. Essa cobertura diz superar em muito a meta prevista de atendimento de 45 cidades com mais de 500 mil habitantes.
Mais uma vez, segundo os dados da Telebrasil, a expansão também se deu na cobertura das redes de banda larga móvel, ativada em 316 novos municípios nos últimos 12 meses. Ao todo, as redes de terceira geração estão instaladas em 3.730 municípios, onde moram 92% dos brasileiros. O 4G já chega a 119 cidades, que concentram 38% da população brasileira.
Por fim, segundo os dados da Telebrasil, foram instaladas 15 mil novas antenas de 3G e 4G nas 12 cidades que sediaram a Copa do Mundo. As prestadoras investiram nesses municípios R$1,3 bilhão de reais, ampliando em 28% em média, a infraestrutura que ficou de legado para a população. Essa infraestrutura de telefonia móvel foi reforçada por mais de 10 mil quilômetros de fibras óticas.


1 Disponível em: http://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/
2 “Brasil fecha semestre com 161 milhões de acessos em banda larga”. Disponível em: http://www.telebrasil.org.br/sala-de-imprensa/releases/6353-brasil-fecha-semestre-com-161-milhoes-de-acessos-em-banda-larga
3 O Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no País. 
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15808:programa-banda-larga-nas-escolas&catid=193:seed-educacao-a-distancia
Artigo escrito por Mathias Naganuma CEO do Grupo NK7.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Importante:
O conteúdo desse artigo é propriedade exclusiva do Grupo NK7. Proibida a reprodução total ou parcial a qualquer título, permitida apenas se forem conferidos os devidos créditos ao autor do texto. O Grupo NK7 respeita a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610-98) e atende todos os dispositivos do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14). Caso seja constatado desrespeito aos Direitos Autorais que protegem esse Artigo, Blog ou Web Site o infrator será acionado judicialmente na plena forma da Lei.